Dicas de português - Parte 1

- A -
A cerca de - A expressão significa "a uma determinada distância". Por exemplo: Tramandaí fica a cerca de 2 horas de Porto Alegre. Há cerca de - Indica um período de tempo já transcorrido. Ex.: A minha formatura ocorreu há cerca de 5 anos; ou, ainda, o sentido de existir. Ex.: Há cerca de 50 pessoas na sala. Acerca de - Significa "sobre", "a respeito de”. Exemplo: Conversamos acerca de diversos assuntos.

A cores ou em cores - O certo é TV em cores. Comprei uma televisão em cores para o apartamento novo. Da mesma forma: desenho em cores.

À custa de - Não utilizar a expressão às custas de.

Às expensas de - É admissível (com crase), mas não "a expensas de". Significa "à custa de".

A maioria de/A maior parte - Se a ação do verbo puder ser atribuída separadamente aos indivíduos representados pelo coletivo, o verbo pode ficar no singular ou no plural. Exemplo: A maioria dos funcionários faltou.

À medida que - À medida que estudava, aprendia mais. Nunca: à medida em que. Corresponde a “à proporção que", "ao mesmo tempo que", "conforme". Na medida em que - Jamais: Na medida que. Ex.: É necessário cumprir as leis de trânsito, na medida em que elas existem. Corresponde a "tendo em vista que".

À mesa/na mesa - Na locução "à mesa", a ideia é de "junto à"; em "na mesa", é “sobre a”. Incluir aqui: ao piano, à máquina, à janela, ao volante, entre outras.

A nível de/em nível/ao nível - Use a expressão em nível de, mas prefira "em termos de", "em relação a".

A par/ao par - O editor está a par (e não ao par) do assunto.

A ponto de/ao ponto de - O correto é "a ponto de".

A posteriori - Expressão latina. Significa "pelos fatos", "com apoio nos fatos". Não equivale a "depois", "posteriormente", sendo incorreto dizer: Irei à reunião a posteriori.

A princípio/em princípio - "A princípio" significa "no começo” ou “inicialmente". A expressão "em princípio" significa "em tese".

A priori - Expressão latina. Corresponde a "pela natureza da causa". Não equivale a "antes".
A seu ver/a meu ver/a nosso ver - E não ao seu ver, ao meu ver e ao nosso ver.

Comentários

  1. Patrícia,
    é uma maravilha o teu blog. Vou pôr um link no meu para divulgar aos leitores. Parabéns pela iniciativa. Beijo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas