O tema é... REDAÇÃO DE VESTIBULAR


Diversos aspectos devem ser considerados para se avaliar uma redação, com a finalidade de que se possam obter uma análise gramatical minuciosa e outra holística. Dessa maneira, observam-se a estrutura e o conteúdo do texto, assim como itens de expressão: ortografia, semântica, pontuação, sintaxe e morfossintaxe, estes últimos aglutinadamente.


Primeiramente, é fundamental verificar qual a tipologia textual solicitada: em se tratando de uma dissertação, apresenta-se uma tese principal e argumentos que a sustentem, distribuídos entre apresentação, desdobramento e desfecho. É cabível o uso de alguns trechos de narração ou descrição somente se estes estiverem a serviço da dissertação.

Outro ângulo determinante para a avaliação é a organização textual, que se refere à estruturação dos parágrafos e à organicidade argumentativa. Nesse caso, verifica-se a existência de relações adequadas no desenvolvimento interno dos parágrafos (por exemplo, o de abertura deve conter ideias de introdução), que possibilitem uma composição íntegra e consecutiva.

Em relação ao tema e ao ponto de vista, verifica-se se o conteúdo expõe opiniões relevantes e uma reflexão coesa. Avalia-se, quanto a este aspecto, o posicionamento do autor e a sua capacidade de aprofundar e relacionar as dimensões textuais adequadamente. A qualidade desse conteúdo está imbricada com a capacidade de apresentar elementos que sustentem o texto e possibilitem a sua interpretação, por meio da mobilização de dados e informações relevantes, evitando-se, assim, uma abordagem superficial.

É importante que a argumentação utilizada no texto seja ser clara e coerente. Para tanto, é preciso que haja coesão textual, outro item de avaliação que abarca habilidade quanto ao uso de nexos, tempos verbais e substituições lexicais. Este item se difere da organização textual pelo fato de que a primeira tem relação com a estrutura dos parágrafos e não com o significado dos léxicos.

O aluno deve atender a proposta da prova realizando uma abordagem textual com qualidade e autoria. O investimento autoral, isto é, a exposição de um ponto de vista diferenciado, que saia do lugar-comum, proporcionará a valoração do texto – e será exatamente isso que possibilitará a aprovação no vestibular, desde que todos os outros quesitos sejam atendidos. 

Boa sorte! :)

Comentários

Postagens mais visitadas