Entre parênteses! Ou travessões?



 Depende da importância que você atribui!

Vírgulas, parênteses, colchetes ou travessões têm exatamente o mesmo sentido? É sutil, mas a diferença existe e se refere ao significado.

Entre vírgulas: os termos fazem parte do texto simplesmente – sem destaque.

Parênteses: SEPARAM a intercalação de uma explicação ou comentário, isto é, o que está entre parênteses pode ser retirado da frase.

Colchetes: são utilizados quando a expressão não faz parte do texto. 

Travessões: DESTACAM palavras ou expressões. Logo, dão um sentido de mais importância ao(s) termo(s). 


Por exemplo:
– Minhas amigas, Enilza e Rosália, virão me visitar. 
Os termos fazem parte do texto, sem destaque e sem intercalação.

– Minhas amigas (Enilza e Rosália) virão me visitar. 
O conteúdo dos parênteses pode ser suprimido, pois se trata de um comentário expletivo.

– Minhas amigas – Enilza e Rosália – virão me visitar. 
Destaque das amigas. O objetivo é chamar a atenção.

– [grifo nosso].

Comentários

Postagens mais visitadas